sexta-feira, 22 de março de 2013

O carnaval de 1982 - O Dodge Dart: indo para as Virgens de Olinda.


Após algumas semanas de espera finalmente a máquina estava pronta para dançar o frevo. O dia escolhido foi o desfile das Virgens de Olinda que desde aquela época era oficialmente agendado para uma semana antes do carnaval. 
Num belo domingo ensolarado, pelo menos estava assim quando saímos, nos reunimos no quintal da casa de Marcelo visando efetuar os preparativos para o grandioso evento. 
Eu, Marta, Carlinhos, Paulinho e Marcelo, já estávamos de plantão desde cedo, já que morávamos ao lado da residência do possante; da mesma forma Isabel, transportada direto do RJ, que era hóspede de Carlinhos, já batia seu ponto cedinho da manhã;  Petrônio, nosso backup de motorista e mecânico oficial, vizinho de bairro, também chegou rapidinho; em questão de poucos minutos chegavam Alexandre e Andréa, diretos do nosso conhecido e palco de tantas aventuras, Pina . Depois dos representantes oficiais apareceram ainda Ana Kátia, amiga de Marta do Marista e Cristina amiga de Paulinho. Apesar de morar na rua ao lado Ricardo ("o gordo pinica") e sua irmã foram um dos últimos a se juntar ao carro. 
O motorista oficial Carlinhos ligou o carro e cadê sinal do motor ?!. nenhum ruído ao não ser o click da chave na ignição. Primeiro problema. Rapidamente foi convocado o veterinário de plantão Petrônio que prontamente entrou em ação abrindo o capô e concentrou-se no problema. Depois de uma breve limpeza nos cabos da bateria a máquina deu sinal de vida e o motor v8 mostrou todo o seu poder (HRUMMMM, HRUMMMMM, HRUMMMMMMr.....). Lentamente foi dado ré e aos poucos o possante foi atravessando todo o terreno, cruzou o portão de saída, posicionando-se, através das mãos ainda sóbrias de Carlinhos, em posição de embarque na rua.   
 

O carro pronto para embarque

  





Dr. Fernando aconselhando Carlinhos.



 
Surge então nosso saudoso e querido Dr. Fernando (pai de Carlinhos....) que ao observar a turba de jovens, possuídos pelos espírito de momo, animadamente preenchendo todos os espaços do carro entre os assentos dianteiro e traseiro, teto e a mala, resolveu se aproximar e com a maior boa vontade ratificou seus conselhos para ninguém menos que Carlinhos. O papo foi mais ou menos assim:

- meu filho você é o líder do grupo, está dirigindo, então tome cuidado com o trânsito ..
- pessoal tá todo mundo aí ? posso sair ?
- filho, checou os freios ?
- galera, e as cervejas, estão levando ? cadê a batida de Vodka ?
- Carlos Frederico, você tá ouvindo ??
- Beleza, beleza pessoal !! já tô babando por causa dessas cervejas..
- Carlos Fredericoooooo, você tá surdo ??!! ouviu o que falei.
- Sim, pai, para ficar de olho na bateria do carro , né ?
- Esqueceeee, Petrôniooooo, fica de olho no trânsito, ok ?
- ok, Tio, deixa comigo.
- Carlos Frederico, cadê sua prima Izabel ?
- Bebel, cadê vocêêêêê, onde se meteuuuuu por%%$a ??
- Oi eu aquiii, tô ao seu lado primÔÔÔ, tá cego ou já entornou todas as cervejas ou as batidas de Vodka... kkkkk.. ???
- Ah !!  ce tava tão quietinha que não te vi, acho que é esse óculos escuros que não me deixa ver direito...
- pelo amor de Deus, Carlos Frederico, tome conta da sua prima, ela é de menor..
- 14 anos é de menor pai ?
- claro que é, você tá doido, de olho ok, lembre-se que você é o líder !!!
- Pai, se eu ficar de olho nela não vou ter tempo de beber..

Dr. Fernando começou a perder a calma ..

- Você tá maluco, beber e dirigir não combina, no máximo 2 cervejas e mais nada !!!
- Paiiiiiiii sem cerveja não tem carnaval, Bebel é mais sabida que todos aqui......
- Fredericoooooo, prometi a sua tia que você tomaria conta de Bebel !!!!
- Ei garotaaa, pega leve, nada de agitação, tô de olho em você, ok, ouviu a recomendação de seu tio ??
- Fica fora dessa primÔÔÔ eu quero é curtir o carnaval...te preocupa com a tua cerveja !!!
 
Dr. Fernando entrou em desespero ..
 
- Olha só,  esse carro só sai se alguém se responsabilizar por essa garota de menor !!!
- Oieeee Tiôôôô, fica tranquilo eu tomo conta de mim mesma, já sou grandinha...
- Toma nada, tu só tem tamanho menina, você é uma adolescente !!
 
 O papo empacou e ficou nesse vai-e-vem interminável até que se iniciou uma manifestação de dentro do carro, partindo de Alexandre, depois eu mesmo gritei e depois um efeito dominó tomou conta de todos gerando um coro  de vozes desesperadas:
 
- AGENTE TOMA CONTA DE BEBEL !!!!  fica tranquilooo Dr.Fernandooooooooo !!! pé na tabua Carlinhossssss.....Vamos nessa galeraaaa, a cerveja tá esquentando !!!
 
Dr. Fernando, democrata, concordou com o compromisso da maioria e afastou-se do carro tranquilo por saber que sua sobrinha seria acompanhada de perto por pessoas tão responsáveis...(na verdade a turba estava endemoniada pelo vírus do carnaval e não tinha a mínima condição  de tomar conta de si mesmo  quanto mais de outro.....mas isso Dr. Fernando não sabia.....)
 
HRUMMM, HRUMMM, HRUMMM, o V8 chicoteou seus cavalos e a máquina partiu com Carlinhos no volante e de óculos escuro, estilo Waldike Soriano, Bebel ao seu lado, e Alexandre  tomando conta da porta do carona que não existia mais. Os demais estavam entricheirados nos buracos destinados aos restantes dos sócios e convidados: o banco de trás, mala e teto.    


Carlinhos ao volante preparando-se para chicotear o possante.
 
Instantes depois da partida descobrimos que Marcelo não estava; corremos até sua casa e nos deparamos como uma cena insólita: calmamente nosso amigo mastigava seu pão com manteiga básico tendo ao lado um café-com-leite ainda em fumaça. Ah !! conhecendo bem nosso amigo sabíamos que esse café seria um parto normal de quíntuplos; sem tempo para esperar, partimos sem ele, ficando acertado que nos encontraríamos em Olinda.   
Navegamos pela rua Canápolis, dobramos a esquerda pela estrada Velha de Água Fria, pegamos a esquerda (primeira infração: movimento proibido pelo DETRAN...) entrando na avenida norte e aí a canoa navegou nessa avenida por um bom tempo. Em seguida pegamos a Agamenon Magalhães, Carlinhos engatou a única marcha rápida que tinha e singramos em mar aberto com vento de popa em direção à embocadura das Virgens de Olinda.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário