terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Diário de viagem - Visita ao Cerro de San Cristobal - Santiago.




Um excelente passeio a se fazer estando em Santigo é visitar o Parque Metropolitano, e a partir daí conhecer suas várias atrações onde a mais importante e interessante é o Cerro de San Cristobal, no alto dos seus 300 metros de altura, que nos presenteia com uma belíssima visão de toda a cidade, bem como das Cordilherias dos Andes. 
Da mesma forma que a casa de Neruda, "La Chascona", esse magnífico cerro fica bem no centro do Bairo de Bela Vista, que é o centro Cultural da cidade; aí encontramos ótimas opções para almoçar, no agradável "Patio da Bella Vista", como também excelentes opções de compra de artezanatos: objetos esculpidos em pedras nativas (por exemplo, recomendo a compra: a famosa Lapis-Lazuli), bolsas de couro, quadros, e adereços no geral. Além disso, a noite, existem ótimas locais para jantar, como o charmoso restaurante "Com Água para Chocolate".
Dentro do parque o passeio ao Cerro pode ser feito de ônibus (é gratis), taxi, carro particular (é cobrado uma taxa) ou de funicular (pequeno bonde); esse último está temporariamente desativado, ainda em reparos, desde o terremoto de 2010.
No mesmo parque existe também um zoo (2a parada do funicular) e um jardim botânico. O ônibus não para nesses locais; vai direto até o ponto final que é onde tem o  mirante com uma imenso santuário com uma estátua da Virgem Imaculada Concepcion. Quem se dignificar a curtir os animais e conferir as grande diversidade de plantas pode optar ir de "expresso-canelinha", pela margem da estrada, ou subir pelas trilhas que se iniciam por trás da estação do funicular (como falamos está desativado no momento). Bicicleta também é uma boa opção, observamos muitos ciclistas ao longo do caminho percorrido pelo ônibus.



Cerro San Cristóbal
O cerro de San Cristobal



Entrada do Parque Metropolitano de Santiago
Entrada do Parque Metropolitano



Estação do funicular


 Para quem estiver no bairro da providência chegar ao Parque é muito fácil. A estação de metrô Pedro de Valdivia nos espera bem na Avenida Providência; lá partimos com destino a San Pablo com parada na estação Baquedana. Aos sair da estação basta olhar para cima e aí estará o cerro a mais ou menos 1km (talvez um pouco menos); daí não tem erro, é seguir uma reta , atravessar a avenida Costanera, cruzar a ponte do rio Mapucho e atravessar toda a calçada do Pátio Bella Vista; nesse ponto já avistamos a entrada do Parque Metropolitano.
Para chegar ao pico, onde localiza-se o santuário, o passeio mais bonito é pelo funicular. Esse foi inaugurado em 25 de abril de 1925. São dois vagões, com capacidade cada um de 40 pessoas, percorrendo 485 metros num plano inclinado de 45º; infelizmente como comentamos está desativado ainda em reparos.
Já dentro do parque pegamos o ônibus e partimos em direção ao paraíso santificado. A estrada circunda as laterais do cerro então não precisa dizer que a vista é magnífica, a cada momento de subida mais Santigo se descobria aos nossos olhos. 

Subida do Cerro - vista do ônibus








Santiago está localizada no Valle Central do Chile, cercada leste-oeste pelas cordilheiras dos Andes, tem uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes e é  a terceira cidade mais poluída da America Latina, atrás de Mexico e São Paulo; por uma característica natural, as inversões térmicas são comuns no inverno causando grandes índices de concentração de fumaça e poluição atmosférica, além disso por estar cercada de montanhas existe dificuldade de dissipação de partículas. Apesar disso existe um esforço muito grande do governo visando reduzir esses níveis de contaminação, o que vem sendo constatado nesses últimos anos.  
A subida é lenta pois a estrada tem várias curvas e também por medida de segurança visto que as as margens estão, na maioria das vezes, na beira de precipícios enormes. Nesse ponto é que temos a real visão da topografia da cidade de Santiago, cercada pelas cordilheiras dos Andres que, imponente e grandiosa, corta  todo o horizonte; infelizmente, em virtude da poluição, na maioria das vezes fica escondida deixando apenas seus contornos visíveis aos nossos olhos.
Ao chegar ao ponto final do ônibus descemos e começamos a explorar a natureza; na caminhada fiquei impressionadíssimo, não pela vista (com isso já estava maravilhado desde o início da subida) mas com os cachorros que circulavam  - altivos, imponentes, orgulhosos - livremente entre as pessoas. Imaginei que deveriam ter donos pois eram bonitos e muito bem cuidados. Estava enganado; fui informado, após conversar com os comerciantes do local, que esses eram simples cachorros vira-latas, chuta balde, arrasta lixo, aqueles esquálidos que temos no Brasil circulando pelos becos da cidade. Mas como isso ??!!.... a resposta era simples: em Santiago cada bairro, que são chamados de comunas, são responsáveis pelos seus cachorros (alimentação, vacina, etc), por isso nossos amigos são um charme só. Poderíamos dizer: "coisa de primeiro mundo...."







Após nossas impressões a respeito dos cães chiques continuamos nossa caminhada circulando pelo pátio de artezanto e bijuterias; vale a pena dar uma olhada nas várias barraquinhas e conferir suas famosas lembrançinha de viagem, os preços são bem interessantes. O artezanato é muito influenciado pela cultura indígena, são grandes as variedades de produtos feitos de lã de Alpaca, couro, madeiras, prata e cobre.
Sugiro atenção nas belíssimas pedras chamadas Lapis-lazuli, vendidas em forma de brincos, aneis, esculturas da ilha de Páscoa (Moais), pirâmides, etc. Essa linda rocha de cor azul é muito utilizada como gema ou, com o polimento adequado, como pedra ornamental (seu uso como joia é muita antiga , com datação pelo menos de 3.000 ac, registrada em escavações feitas no Egito) bem como cosméticos (a pedra já pulverizada) como sombra para os olhos - quem sabe se a bela Cleopatra não era usuária ??!!...; é encontrada atualmente  no Afeganistão e no Chile. Quem quiser aventura e adrenalina pode ir no Oriente Médio comprar........

     
Patio de artezanato

 
Escultura em Lapis-Lazuli
Depois da etapa de compras, circulamos novamente pelo pátio e conseguimos uma vista com o contorno mais visível da cordilheira mostrando toda a sua grandiosidade. Registramos em foto.


         
Depois de uma boa andada, encontramos a estação do funicular com seu bonde e toda a estrutra de apoio, que no momento estava desativada. Em seguida nos dirigimos ao local onde perodicamente são feitas missas num lindo altar ao ar livre, o local é muito bonito, os bancos de madeiras se extendem ao longo de vários degraus de pedra, tudo isso imerso num paraíso ecológico com muitas flores, plantas e árvores, tudo muito bem cuidado. Esse é o ponto central das celebrações católicas, porém existe ainda uma pequena igreja, de pedras rústicas, um pouco mais acima dessa área, que deve atender eventos mais restritos.


 
Ao fundo o altar
 

Os bancos para assistir as missas com a Virgem ao fundo.

Estação do funicular

Igreja de pedra



Enfim, após mais algumas escadas chegamos ao pé da estátua da Imaculada Concepcion, foi construída em Paris, tem 14 metos de altura, um pedestal de 8.3 metros e 36 toneladas. No seu pedestal existe uma belíssima porta com entrada para um pequeno oratório, que no momento estava fechado.
Para comemorar o dogma da Imaculada Concepcion (a concepção da virgem Maria sem a mancha do pecado original) foi estabelecido pela Igreja Católica o dia 08 de Dezembro como festa universal, sendo feriado nacional nesse dia tanto no Brasil quanto no Chile.
O mais ilustre peregrino a esse santuário foi o Papa João Paulo II que esteve por lá em 3 de abril de 1987.
Esse é o ponto final do passeio ; o fim da linha, chegamos quase ao ceu !!! abençoados pela Virgem Maria, graça a Deus... !!!!



No pedestal


O oratório



Ao lado do oratório.


Ainda ao lado do oratório.


Virgem Imaculada da Conceição no Cerro San Cristóbal - Santiago, ChileFunicular do Cerro San Cristóbal - Santiago, Chile
A virgem Imaculada Conception

(Janeiro/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário