quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Diário de viagem: Viñedo Emiliana - Chile




  No mesmo dia que fomos conhecer Valparaiso e Vinal del Mar o nosso guia, Sr.Oswaldo, nos presenteou com um bônus e no meio do caminho desviou do trajeto com o objetivo de mostrar a vinícula orgânica Emiliana. Foi um lindo passeio.
No final da década de 1990 Rafel e Jose Guillisati foram visionários em perceber que o consumidor global começavam a ter uma maior consciência dos produtos que estavam consumindo, principalmente a nível ambiental e social. Junto a visão enológica de Alvaro Espinoza, iniciam a conversão de uma vinícula chilena em 100% orgânica e biodinãmica.
Em 1986 começa a busca pelo melhores vales, procurando uma adapatação mais adequado para cada variedade de uva; dessa busca nasceu a "Vina Santa Emiliana S.A". Depois de 12 anos escolhendo os melhores vales foi dado origem a um projeto único no Chile, em 1988 incorpora a agrcultura orgânica e dinâmica aos seus campos nascendo assim a "Viñedos Emiliana SA", passando assim essa a ser a primeira vinicula chilena a adotar os padrões internacionais de cuidado e proteção ambientais  através da ISO 14001.
Os vinhos orgânicos são resultado de uma agricultura que não agride o meio ambiente. Não se utilizam herbicidas ou pesticidas para eliminar as pragas que prejudicam as vinhas e nem adubos químicos, os quais podem ser absorvidos pela raiz e podem contaminar as plantas e o solo. Trata-se de uma agricultura que exige um trabalho extremamente complexo dos produtores, elevando assim os custos da produção. Por outro lado traz incríveis benefícios a longo prazo para o equilíbrio da natureza.
Não pagamos nada para entrar e também não fizemos o tour com direito a degustação de vinho, portanto a sessão de farra, a Baco e Dionísio, que fizemos na Vinícula Undurraga, não foi repetida, infelizmente; apesar disso valeu muito conhecer mais uma protegida pelos deuses gregos e romanos.
Atravessamos uma pequena estrada de barro, cercada por muito verde, com belas flores dando um toque especial ao caminho. Descemos e nos dirigimos a casa principal e já aí observamos semelhança com a Undurraga, respeitando é claro o tamanho: a casa, o jardim, o local para degustação, mesas, vinhos no mostruário, local para negócios, etc. Como não podíamos provar nada apenas circulamos, olhamos, tiramos fotos, enquanto o Sr.Oswaldo ia explicando uma coisa aqui, outra acolá.    
Subimos no primeiro andar da casa e tivemos o prazer de nos deparar com uma belíssima vista dos vinhedos, dos jardins e também dos vastos morros e colinas que se posicionavam por trás de tudo isso. Estávamos em pleno verão e , apesar do verde muito bonito, pude perceber através de fotos que no inverno, é claro, tudo isso é mais exuberante.  



Nossas fotos em Janeiro/2013.

 
 
 
 
 
 
No inverno (foto retirada de um site na Internet)
 
 
 
No inverno.

 
Descemos e continuamos nossa caminhada. Passamos por um pequeno curral onde tivemos o prazer de ver (nunca tinha visto uma antes..) umas lindas Lhamas descansando orgulhosas e tranquilas, duas branquinhas e outra marron. Caminhamos ao lado das plantações, vimos oliveiras, flores diversas, uma delas, as belas lavandas, davam com sua cor lilás mais um toque de beleza e charme ao ambiente; tivemos a ideia de retirar algumas mudas (Sr.Oswaldo falou que não tinha problema, isso era permitido) e levar para casa e tentar sua reprodução dentro de um apê sem vista para a Cordilheira dos Andes.
 
 

A Lhama 



 


A plantação

Que tal colher algumas uvas ??


A lavanda

Plantação de lavanda
 
Agora frutas ..
A coleta seletiva.
 
 
O objetivo dos diversos tipos de vegetação - gramas, flores em geral, etc - estarem espalhados no meio das parreiras é de atrair os insetos para que esses sejam usados como prevenção aos inimigos naturais, as terríves pragas. Aves, como galinhas e os patos, espalhados em áreas específicas da vinícula, se encarregam de manter o balanceamento da natureza.  Além disso, isso sim o mais importante, é a utilização de produtos naturais e de origem biológica.
Quando falamos em vinhos biodinâmicos, que seguem também as normas de produtos orgânicos, significa dizer que os produtores respeitam o calendário lunar e utilizam preparo naturais para borrificar as videiras como prevenção a possíveis doenças. Os seguidores da biodinâmica consideram o vinhedo um organismo vivo e não defendem apenas um sistema de produção agrícola, mas todo um modo de vida, um jeito de pensar, onde grande parte dos esforços se volta para a prevenção das doenças que afetam as parreiras.
Encerramos nosso breve passeio voltando à casa principal; passamos numa varanda que ficava na parte de trás e vislumbramos uma mesa deliciosamente arrumada, com suas convidativas taças, a espera dos felizardos que pagaram para conhecer a vinícula (que não era o nosso caso..). Deu água, ou melhor, vinho, na boca. Entramos na casa e aí o desejo de vinho atingiu níveis altíssimos: numa mesa enorme o pessoal do tour do momento, alegremente sentados na mesa, degustava vinhos orgânicos. Pensei em me aproximar e me inflitrar na mesa mas desisti rapidamente lembrando que os deuses não me perdoariam.    
Enfim, partimos para o nosso destino, Vina Del Mar e Valparaíso, certos de que viver numa vinícula realmente é uma graça divina..    



A mesa posta.


A animada degustação.

 
Au revoir Emiliana.





   (Janeiro/2013)
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário