segunda-feira, 14 de maio de 2012

Minhas queridas amigas de trabalho : Lula e Nostradamus





  Ana Claudete andava em desespero cibernético. Era Outubro de 2001 e o mundo ainda estava em transe em virtude dos ataques de 11 de Setembro que fizeram desaparecer do mapa o símbolo do capitalismo norte americano: as torres gêmeas do World Trade Center localizadas ao sul de Manhattan em Nova York. 
  Sua caixa postal estava cheia de emails que relatavam todo tipo de conspiração, alguns diziam que o ataque era obra da CIA em comum acordo com o próprio Presidente George Bush que gostaria assim de justificar um ataque ao Iraque, outros alertavam do prenuncio do fim do mundo que ocorreria em 2012, quando o planeta Nibiru se chocaria com a Terra (previsão dos Maias), ideia tresloucada ratificado por gente mais maluca ainda, do seu trabalho, e outras aberrações semelhantes... 
  Em paralelo o Brasil vivia uma febre política sem igual; um retirante nordestino que saiu ainda criança do interior de Pernambuco, mais precisamente do município de Caetés, Garanhuns, havia se tornado sindicalista em São Paulo, fundado o Partido dos Trabalhadores, participado de três eleições presidenciais pelo seu partido, perdido todas as três, agora entrava para as eleições de 2002 com força total e nesse Outubro de 2001 já se previa uma disputa acirrada. O retirante trabalhista , mudou seu perfil, virou "Lulinha Paz e Amor" e já era o favorito para o sucessão de Fernando Henrique Cardoso. A ideia de Lulinha ganhar a eleição deixava Ana apreensiva imaginando reformas agrárias radicais (as vastas terras de seus pais em Alagoas seriam encampadas pelo novo Governo), seguindo os mesmos objetivos da revolução sovietica de 1917.
  Claudete tinha migrado do interior de Alagoas, da caatinga nordestina, precisamente da cidade de Coruripe, e  assuntos cosmopolitas tais quais, terrorismo, guerras, disputas internacionais, a deixavam completamente desnorteada; para relaxar de tamanho bombardeio de informação, toda sexta-feira, na companhia de seu amigo de trabalho Pedro Paulo, caminhava durante 1 hora debaixo de sol causticante, com o objetivo de  comprar uma passagem de ônibus para passar o fim-de-semana com os conterrâneos na ex-colônia pernambucana.  
  Nesse quadro de agitação política e social, Ana recebeu mais um email que dessa vez a deixou completamente desconcertada. O email descrevia uma profecia, até então desconhecida, do famoso visionário  Nostradamus (Provence-França,1503-1556), onde dava a entender que a eleição do "Lulinha Paz e Amor" tinha sido prevista desde a idade média. O texto dizia o seguinte:

"No país verde onde por tudo se brinca e se ri, uma onda vermelha estrelada se manterá de pé durante 72 anos, florescendo paz e prosperidade, seguindo assim semelhante tempo de usufruto de seus irmãos do oriente do grande país do gelo e das estepes".
 "Nesse mesmo país verde, onde as florestas são abundandes, seu imperador, seguindo a ordem vermelha, levará todos a fartura, sendo cópia para seus irmãos do lado esquerdo e direito das grandes águas salgadas".
"O bárbaro imperador do verde país, com sua grisalha barba, antes de negro oriente, seguirá, após 13 sequencias de anos, o caminho dos viveres fartos. A onda seguirá elevada por tempos iguais dos irmãos distantes, quando após isso, o destino guardará seu caminho".
"O imperador com nome de ser vivo de água salgada, que se delicia com a água que arde, seguirá sereno e prospero pelo tempo de uma vida".

  Em  desespero Claudete ligou para seu amigo Pedro, que trabalhava na área de computação da empresa, questionando a veracidade do texto do medico e alquimista francês. Seu amigo percebendo que a querida amiga estava apavorada disse o seguinte:  "é claro que é verdade, olhe lá, a revolução soviética começou em 1917 e durou 72 anos, em 1989 caiu o muro de Berlim e todo império foi por água abaixo. essa é a onda vermelha estrelada do Partido dos Trabalhadores (PT) que o Brasil seguirá também por 72 anos..".
Ana ficou apreeensiva mais não se deixou derrotar e já nervosa questionou: "sim, e essas 13 sequencias de anos, que P$%#*& é essa ? "; Pedro, parecendo já conhecer toda a novela, olhou para sua amiga AlexCleide, que trabalhava a seu lado, e que parecia também já conhecer o texto, e disse: "o muro de Berlim caiu em 1989 junto com todo o império da União Soviética; 1989 + 13 = 2002. Nossa próxima eleição será nesse ano e Lulinha vai ganhar e com certeza efetuará uma reforma agrária radical ...."
Claudete, emitiu um "Ai meu Deus do ceuuu !!! ", e já apavorada de verdade (lembrou-se dos latinfundios de sua parentela de alagoas) veio com um : "Que MER$%#@&* é essa de  ser vivo de água salgada que se delicia com água que arde ???". Alexcleide riu discretamente e Pedro continuou: "Cê num sabe menina, Lula é o parente marítimo do polvo, Lula também é o nosso companheiro quase que eleito, então bateu né ?!, e completou, "quanto a estória de água que arde sabemos que o companheiro quase eleito de vez enquando toma umas pinguinhas (Pitu, 51, etc) para relaxar nos fins-de-semana, lembrando assim, com muita saudade seus tempos de caatinga nordestina."
Ana releu o texto e ainda teve forças para um último questionamento: "grisalha barba e antes de negro oriente ??!! não entendi nadica de nada ??!!". Desa vez Alexcleide pegou o telefone de Pedro e colocou mais fantasia na já esdruxula estória  : "Nosso Lula tem barba preta, semelhante ao revolucionário Fidel Castro", misturando assim completamente o assunto, Russia com Cuba, leste europeu com America Central, e completou dizendo que "Nostradamus visualizou Lula entrando no Governo de barba preta e depois de 13 anos, cansado de tanto trabalho e stress, sua barba estaria branca que nem papai noel".  
  Foi o fim, Claudete pegou no tranco e com os olhos esbugalhados nas órbitas, gritou: " Ai..ai..ai..mainha, painho, nossas terrinhas ..o lula vai engolir tudo !!!!"...largou o telefone, deu um pulo da cadeira, pegou sua passagem para Coruripe e partiu desembestada pronta para lutar pelo "palmo de terra que lhe pertencia".........






Nenhum comentário:

Postar um comentário