segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fotos antigas: praia do Pina, Boa Viagem e Piedade - Recife

  
        

RECIFE (PE) - Praia da Piedade (década de 1910)





 
 Av. Boa Viagem in 1923: the electric tram line under construction. [pc, col. AM]
  



Obras da Avenida Boa Viagem - 1924



Obras na Avenida Beira Mar, em 1924



Obras na Avenida Beira Mar, em 1924


Obras na Avenida Beira Mar, em 1924








 Obras na Avenida Beira Mar com novo asfalto, em 1925






trecho da avenida beira mar - 1926



Serviços de terraplanagem de terrenos do parque Boa Viagem - 1927


RECIFE - Avenida Beira Mar, em 1927


PRAIA DE PERNAMBUCO (Boa Viagem) - 1927




Praia de Boa Viagem - 1928



Praia de Boa Viagem - 1928





Residência de verão, na Avenida Boa Viagem - 1929




Antiga Foto Tipo Postal Sépia Navio Boa Viagem - Recife
Postal da praia de Boa Viagem - data indefinida.

Praia de Boa Viagem - final dos anos 40













Antiga Foto Tipo Postal Sépia Boa Viagem - Recife
Antiga Foto Tipo Postal Ponte Praia De Recife











 
Praia do Pina - Anos 50








Hotel Boa Viagem







Acervo IBGE - 1956 a 1958 



Acervo IBGE - 1956 a 1958 



Acervo IBGE - 1956 a 1958 



Acervo IBGE - 1956 a 1958 



Acervo IBGE - 1956 a 1958 





    



Acervo IBGE - 1956 a 1958 


Hotel Boa Viagem


Igreja Nossa Senhora na praia de Boa Viagem.




Os primeiros prédios - anos 50 - provavelmente a avenida Conselheiro Aguiar.






Praia do Pina


Boa Viagem - Castelinho





 






  Hotel Boa Vagem - década de 50/60.













Antiga Foto Tipo Postal Sépia Praia Da Boa Viagem - Recife










Vista aérea do Hotel Boa Viagem





Praia do Pina - anos 40


.
Curva do Pina - Cassino Americano - anos 70 




.
.







Anos 50






















Praia do Pina





Jangadas na praia do Pina


Anos 40
Casa Navio
Um grande símbolo de Boa Viagem destruída pela gana dos mercantilistas: A Casa Navio foi construída pelo empresário Adelmar da Costa Carvalho em 1940, equipada com sala de reuniões, cinema, salão de jogos, restaurante e até uma cabine de comando completa. Nela se hospedaram governadores, ministros nacionais e estrangeiros e até o presidente John Kennedy, demolida em 1981 para dar lugar a um edifício
















 





Anos 60




Anos 70



Avenida Boa Viagem - anos 70













1966






Anos 70



36 comentários:

  1. Amei essas fotos tão antigas minha mãe se estivesse viva tambem iria gosta de ver .Parabéns por colocar estas fotos no seu blog.Foi uma viagem no tempo de minha mãe.
    Obg.

    ResponderExcluir
  2. Valentina, fico satisfeito de saber da sua satisfacao em ver as fotos. Tambem como vc minha mae adorou rever seu mundo de infancia, pois nasceu e viveu durante muitos anos no casarao da avenida boa viagem n.670 (onde um dia foi o restaurante O Bargaco). Assim como ela, minha infancia e adolescencia (anos 70) tambem foram nesse ambiente, por isso resolvi voltar no tempo e deixar essas lembrancas.
    Caso vc encontre mais algumas fotos dessa epoca e puder me enviar ficaria muito grato em colocar no blog.
    Um Abraco.
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nasci em 49 e morei quando criança (58-61) na Vila militar conhecida como Coreia. Foi construída pelos americanos durante a 2a. Guerra e depois passou para a FAB. Hoje está o parque dona Lindu. Havia também uma casa que chamávamos casa dos trens. Ficava um pouco antes do hotel Boa viagem, sentido centro. E 61 ingressei no CMR. Bons tempos e ótimas lembranças. Época que as tartarugas ainda desovavam na praia de Piedade. Obrigado!

      Excluir
  3. tive o prazer de conhecer ao vivo a casa navio e outras arquiteturas da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também conheci a Casa Navio, ainda moleque, acho q no início dos anos 70 !!!

      Excluir
    2. tomei banho na piscina da casa navio quando criança na época que era um restaurante bar

      Excluir
  4. Parabéns pelo acervo de fotos, gostei de todas !!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. É isso Isabella, linda mesmo !! precisamos deixar isso sempre registrado..

      Excluir
  6. Paulo próximo ao bargaço havia a churrascaria mocambo entre as ruas vicencia e atlantico. Amei essas fotos fiz uma viagem de regresso a minha infancia. Parabéns amigo vc devia vender cópias dessas fotos com certeza me candidataria comprar algumas. Um abraço Toni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim lembro bem das cervejas da Mocambo, rsrsrsrsrs, um pouco antes tinha , também na avenida, o Bar do Edis, depois transformado em Telhado Azul, o Praia Lanche e por aí vai.
      Antonio, essas fotos são do público, passei um bom tempo pesquisando na Internet e aos poucos fui copiando cada uma dessas; também não tenho nenhuma impressa. Pretendo fazer isso em breve. Enfim, pode listar..
      Abs.

      Excluir
  7. Nossa pra mim foi um privilégio contemplar essas lindas fotos antigas das nossas praias. Mesmo não sendo dessa época foi nostálgico poder conhecer a geografia e arquitetura da região petropolitana do Recife há décadas atrás. Muito obrigada pelo seu lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito dessa idealização do Paulo Eduardo foi uma descoberta incrível de ver meu Bairro predileto onde eu tive uma infância muito boa e tao siguinificante em minha vida, junto com meus pais e meu irmão. Eu nascir na colônia de pescadores a Z1 onde o meu pai foi pescador por 28 anos quando ele ai morreu so restou a minha genitora e meu irmão ai foi quando entrei na Marinha e vim morar no RJ. Mas minha mae falava de quando ela chegou no Pina era so arreia e muito mato e coqueiros, foi ai vendo essas fotos eu lembrei de quando ele me falou. Estou maravilhado com esse registro do Paulo e muito agradecido afinal e o registro do patrimônio histórico de nossa cidade que e a VENEZA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  9. incrível como o homem destruiu um lugar tão belo para levantar prédios era lindo esses pés de coqueiros

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que coisa linda! essas fotos antigas de Boa Viagem e Piedade. Infelizmente não conheci esses lugares naquela época, pois nasci em 1973 e passei uma grande parte de minha infância em SP. Só conheci Boa Viagem em 1983 e vim morar em Piedade em 1984. Saudades de uma época que não vivi. A foto da pracinha de Boa Viagem. Como tudo mudou, meu Deus! Fiquei impressionado com a mudança. Hoje somos sufocados por tantos veículos nas ruas. Boa Viagem e Piedade hoje, estão horríveis. Muitos veículos, edíficios. Fica até difícil de caminhar. Meu Deus, o homem destruiu tudo! É lamentável! Parabéns Paulo por este blog. Viajei no tempo! Gostaria muito de ter vivido nesta época!

    ResponderExcluir
  11. NOSSA, QUE SAUDADES TENHO DESSES VELHOS TEMPOS,OS QUAIS VIVO MUITAS VEZES EM MEUS PENSAMENTOS
    PASSEI MINHA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA ,, NOSSA CASA ERA NO NUMERO 4308 , DA AV, BOA VIÁGEM, A ONDE HOJE É O HOTEL VILA RICA , BONS TEMPOS,BELAS RECORDAÇÕES

    ResponderExcluir
  12. Alguém conhece alguma história da rua Alcides Carneiro Leal-Pina

    ResponderExcluir
  13. Alguém lembra dos brinquedos que ficavam na praia,acho que era no Jardim 1,se ñ me falha a memória, era giratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim. meu preferido era aquele que girávamos com os pés e ficávamos em pé segurando em alças para não sair pela tangente e cair na areia.

      Excluir
  14. SERÁ A LUZ NA HORA DA MORTE DESSES EMPRESÁRIOS CONSTRUTORES DE RECIFE QUE DESTRUÍRAM E CONTINUAM DESTRUINDO A NOSSA CIDADE, TRANSFORMADA NUMA SELVA DE PEDRAS.

    ResponderExcluir
  15. Nasci em março de 1941, hoje com (76 anos) e tive a felicidade de acompanhar o desenvolvimento da nossa querida Bôa-Viagem. Vi a chegada do saneamento, do asfalto,andei no bonde, e muito mais...Com esses comentarios estou tendo muitas recordações. Paulo um forte abraço, você foi muito feliz nos seus comentarios.

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha ver tudo isso passaria horas relembrando, passei muitos anos da minha vida no Pina, Lembro muito do Praia Lanche, era uma referência na época, pena que tudo foi se transformando tão rapidamente

    ResponderExcluir
  17. Nasci em 1984, mas sou muito nostálgico de um tempo que não vivi, e também curioso em ver como era o meu bairro antigamente, mas o pior de tudo é ver que muita coisa piorou, temos hoje um excesso de prédios enormes, boa viagem deixou de ser um bairro residencial pra virar um bairro comercial.

    ResponderExcluir
  18. Como era o nome do restaurante ar-livre na Av Boa Viagem na segunda jardim? Me lembro tomando uma bramha uma noite la em 1972. Eu sai do Recife em 1973 mas cuando voltei em 1975, eu acho que o restaurane ja era. Acho que o nome era algo com Cirando or algo assim. Estou ficando doido tentando lembrar o nome do lugar. Boa Viagem era um paraiso naquela epoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas o veleiro não ficava no segundo jardim, ficava no 3o. jardim... ele era enorme, tinha 4 ambientes

      Excluir
    2. no segundo Jardim, tinha um barzinho e uma padaria, uma banca de revista, no famoso predio California, ... no terceiro jadim era o Veleiro, mas o veleiro existiu até a decada de 80

      Excluir
  19. Muito valiosos os documentarios e fotos. Parabens.
    Palmas TO

    ResponderExcluir
  20. São grandes lembranças da Veneza brasileira.(muito bonitas)

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Paulo. Poucas pessoas tem o interesse pelos lugares e imagens do passado. Morei em Recife muitos lindos anos e frequentava as praias sem medo de tubarões. Hoje vendo estas lindas fotos me deu vontade de voltar no tempo e reconstruir tudo que a ganancia do homem destruiu. Um grande abraço, Roberto Marinho Monte

    ResponderExcluir
  22. Olá, Registros ótimos, tem algumas fotos dos anos 60 em diante que não visualizo, estou fazendo meu TCC em arquitetura e se trata da região do pina seria ótimo ter estas fotos disponíveis. Grata.

    ResponderExcluir
  23. Lindas fotos, fiz uma viagem ao tempo, me delicie com as paisagens, parabéns

    ResponderExcluir
  24. Queria ver muito o canal antigo do pina onde eu meus amigo subia para ir pescar

    ResponderExcluir
  25. Muito bom meu amigo Paulo Eduardo

    ResponderExcluir